Notícias
Alunos da 1ª Série visitam Reserva do Caju
Colégio Amadeus

Para que nossos alunos consigam aprender com efetividade, é preciso que a proposta de ensino concilie teoria à prática vivencial. Por isso, a equipe pedagógica da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Amadeus desenvolveu um projeto de Educação Ambiental, tendo como objetivo gerar nos alunos o interesse pela busca de soluções sustentáveis, levando-os a rever seus hábitos para construção de um novo estilo de vida.

O projeto buscou conscientizar os adolescentes à importância de conhecerem e respeitarem os Biomas nativos, as novas estratégicas de preservação, as funções dos projetos existentes na APA, estimularem as percepções visuais / táteis e auditivas, e refletirem sobre as questões ambientais, através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

O campo experimental que a Embrapa mantém em Itaporanga D’Ajuda, no Litoral Sul Sergipano, abriga além de áreas destinadas à pesquisa e manutenção de recursos genéticos de coco e mangaba, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caju. A RPPN é destinada à conservação de caráter permanente, obtendo reconhecimento oficial em 2011 pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). A Reserva constitui um rico e exuberante substrato da diversidade do litoral nordestino, com remanescentes da Mata Atlântica, manguezais, coqueirais, braços de marés e apicuns, sendo de diversas espécies animais e vegetais.

A riqueza dessa Área de Preservação Ambiental é de suma importância para que os alunos reconheçam, na prática, aquilo que é explicado na teoria.

ATIVIDADES:

* Conhecer os bancos ativos de Germoplasmas (conservação de material genético).

* Entender como funcionam os Sistemas Agroflorestais.

* Verificar o funcionamento do minhocário.

* Verificar áreas de recuperação de ecossistemas de Mata Atlântica, manguezal e restinga.

* Assistir a palestras sobre água, solo, vegetação, fauna e homem.

* Realizar trilhas ecológicas com equipe da Embrapa.

* Elaborar um relatório com as observações realizadas.

Os discentes foram acompanhados pelos coordenadores Rosângela Aquino e José Bezerra Neto e pelos professores da área de Ciências da Natureza.

Confira as fotos:
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
criação de site