Notícias
Embaixadora da ONU discute Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com equipe da Embrapa e coordenador do PEAS
Colégio Amadeus

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) recebeu, na quarta e quinta (13 e 14), a jovem embaixadora da ONU para o alcance regional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Ana Flávia Gomide, que atuou como facilitadora de uma oficina sobre o tema com equipes da Unidade.

O objetivo principal da capacitação foi contribuir para ampliar a compreensão dos empregados da Unidade da Embrapa os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos em 2015 e que compõem a chamada Agenda 2030.

Pesquisadores, gestores, assistentes, técnicos e analistas da Unidade tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento, interagir em discussões e atividades práticas voltadas aos temas encampados por cada um dos 17 ODS. O foco foi fortalecer o alinhamento das ações da Embrapa à agenda da ONU.

A capacitação integra as ações da Comissão Local da Rede Embrapa ODS na Unidade, cuja missão é mobilizar e estimular as equipes de trabalho para conhecerem melhor os ODS e vincularem seus projetos de pesquisa e ações gerenciais à agenda global de desenvolvimento sustentável.

Durante a oficina, as equipes conheceram mais detalhadamente cada objetivo e fizeram correlações entre ações já desenvolvidas e os ODS, além de refletir e discutir sobre novas iniciativas que já podem ser concebidas tendo a agenda da ONU como diretriz.

“Para além da exigência de vinculação de seus resultados aos ODS, a Embrapa compreende que sua contribuição é fundamental para o Brasil e para o Planeta no alcance das metas da Agenda 2030, com ênfase na sustentabilidade da agropecuária brasileira”, reconhece o pesquisador Paulo Carneiro, que lidera a Comissão de ODS na Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Para o pesquisador, evidenciar o alinhamento do trabalho da Embrapa ao compromisso internacional com os ODS é uma maneira de prestar contas à sociedade e mostrar como os trabalhos realizados por seus empregados podem ajudar a erradicar a pobreza em todas as suas formas (ODS 1) e alcançar a fome zero e a agricultura sustentável (ODS 2) no Brasil, além dos demais 15 ODS, contribuindo com alternativas que poderão também ser adotadas em outras partes do mundo.

Parceria

A oficina contou também com um convidado externo, membro de organização parceira da Embrapa. O professor José Bezerra, coordenador do Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS) do Colégio e da Faculdade Amadeus, integrou as atividades com as equipes da Embrapa.

Fruto da parceria entre Embrapa e Amadeus, a vitrine tecnológica de aquaponia (cultivo integrado de plantas hidropônicas com a criação de peixes) instalada na escola é palco de atividades científicas e de educação ambiental junto a alunos da própria escola e outras instituições de ensino de Sergipe.

“Essa oficina foi uma oportunidade fantástica de lançar um novo olhar sobre o que fazemos e o que podemos fazer para fortalecer os ideais de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Com mais conhecimento sobre os ODS, seremos capazes de mapear melhor o que já fazemos e planejar melhor novas iniciativas. Somos a única escola em Sergipe credenciada pela Unesco, e a visão mais clara dos ODS será fundamental para fortalecermos o PEAS”, argumentou.

Para Ana Flávia, a oficina atingiu plenamente os objetivos planejados. “De maneira geral saio muito satisfeita e com as esperanças fortalecidas. Foi uma troca riquíssima de conhecimento, e creio que cada participante poderá multiplicar esse conhecimento dentro da Embrapa e junto a parceiros, gerando cada vez mais impacto nos seus projetos e ações”, avaliou.

ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 ODS.

Acesse aqui a página temática sobre a atuação da Embrapa em vinculação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nela, é possível compreender melhor como o trabalho da Embrapa se vincula a cada um dos 17 ODS. O espaço digital mostra, também, que a produção de alimentos alinhada à geração de inovação sustentável no campo contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a redução do preço da cesta básica e para a exportação de produtos brasileiros, o que movimenta a economia e traz recursos para o País.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa
tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br