Notícias
Estudantes veem de perto tecnologias sustentáveis no Dia da Terra
Colégio Amadeus

Para marcar o Dia da Terra e promover a conscientização ambiental, o Colégio Amadeus, em Aracaju, organizou para os alunos um ciclo de palestras e uma feira científica na manhã da segunda (22 de abril). A iniciativa contou com a parceria da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).

No estande da Unidade da Embrapa na feira, os alunos puderam ver de perto e conhecer como são aplicadas diversas tecnologias sustentáveis aplicadas à agricultura e pecuária. O destaque ficou para uma impressora 3D que constrói, entre outras coisas, peças para estações meteorológicas, além de métodos de tratamento de resíduos de laboratórios. Tudo apresentado e explicado por técnicos especializados.

Para completar a contribuição da Embrapa na programação, o pesquisador Edmar Siqueira, especialista em sistemas agroflorestais e agroecologia, realizou com alunos do 9º ano um rico bate-papo com troca de conhecimentos sobre a ‘Importância da agricultura de base ecológica para o equilíbrio da Terra’. 

Além da Embrapa, o próprio Amadeus apresentou na feira amostras da história e composição da Terra, e o Instituto Canto Vivo exibiu seus trabalhos no estande. Completou o ciclo de palestras a apresentação ‘Valores e princípios para um futuro sustentável’, com o geólogo da Petrobras Cláudio Borba.

O Dia da Terra é uma iniciativa internacional que marca o nascimento do movimento ambiental moderno, nessa data em 1970.

Para o diretor do Colégio Amadeus, Renir Damasceno, a iniciativa de promover no Dia da Terra o debate e a conscientização para a conservação do meio ambiente, contando com a contribuição científica da Embrapa, é de grande importância na formação de cidadãos mais conscientes engajados na causa ambiental. “Nossa escola é a única em Sergipe a se tornar parceira da Unesco, e não à toa a linha de ação que escolhemos foi o meio ambiente”, destacou.

O Colégio Amadeus é um importante parceiro da Embrapa em iniciativas de educação ambiental. Essa parceria integra as ações do Programa Embrapa & Escola, de popularização da ciência junto ao público estudantil, e o Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus (PEAS).

Desenvolvimento sustentável

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da ONU. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 ODS. 

Agentes da Embrapa Tabuleiros Costeiros e do Amadeus vêm atuando em parceria para fortalecer ações com foco nos ODS, a exemplo da vitrine tecnológica de aquaponia (cultivo integrado de plantas hidropônicas com a criação de peixes), onde são desenvolvidas atividades científicas e de educação ambiental. Outras unidades serão instaladas em breve em escolas da rede pública com apoio do Amadeus.

Fonte: EMBRAPA

criação de site